ANO LETIVO 2009/ 2010

NOVEMBRO                   RENATA GIL

Este mês, destacamos a escritora Renata Gil que virá visitar a nossa escola, no próximo dia 20.

Na Hora do Conto, os nossos alunos do 5º ano ouviram  a leitura da obra A Fada Desastrada e, assim,irão ter a oportunidade de conhecer a autora e satisfazer a sua curiosidade quanto a alguns factos ligados ao seu percurso na escrita.

Renata Gil é o nome literário de Maria Sofia Dias Rodrigues que nasceu na freguesia do Beato, em Lisboa, no dia 3 de Abril. Viveu lá até aos seis anos, altura em que a família se mudou para Paço de Arcos.

Desde muito cedo se habituou a ouvir histórias, principalmente de bruxas, que lhe eram contadas pela sua avó. Já na escola primária, o seu gosto pela escrita revelou-se. Adorava escrever e ler!

Em 1946 veio viver para o Porto e foi na Faculdade de Letras desta cidade que se licenciou em Filologia Românica. Ao mesmo tempo que estudava, dava aulas de Francês, à noite. Mais tarde passou a leccionar Português no Ensino Secundário, onde se manteve até que se aposentou.

Renata Gil tem 11 obras publicadas e outras a aguardar publicação.

Das suas obras para crianças destacam-se: A fada desastrada, A bruxa magricela e D. Tartaruga Huga. Tem escrito também algumas obras sobre alguns dos mais importantes acontecimentos e personagens da História de Portugal.