Informação

 

     Recursos da Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira que disponibiliza o acesso a Atividades Lúdico Interativas.

 

 

 


       O Plano Nacional de Leitura 2027 iniciou a publicação de uma revista digital - a ENTRELER.    

        Trata-se de uma revista digital de acesso livre e gratuito, com periodicidade anual, que tem como objetivo divulgar estudos e reflexões sobre a leitura, a escrita e a literacia, em todas as faixas etárias e nas suas múltiplas dimensões e contextos, bem como projetos e atividades de promoção da leitura e formação de leitores.                             

         A ENTRELER dirige-se a mediadores, docentes, formadores, investigadores, bibliotecários, técnicos e a todos os que partilham o interesse pela leitura, pela escrita e pelas literacias.

 

       Coloca à sua disposição mais de 2000 recursos educativos digitais nas categorias de Introdução às Ciências, Biologia Física, Geologia, Matemática e Química.

       Todos os recursos disponíveis foram sujeitos a uma avaliação científica e didáctica, para que os possa utilizar nas aulas com toda a segurança, sabendo que têm a garantia de qualidade da Casa das Ciências.

   

      Iniciativa, promovida em colaboração pelas equipas Laboratórios de Aprendizagem (LA) e eTwinning (eTw), tem como  objetivo a divulgação de práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem, desenvolvidas no âmbito de projetos apoiados pela ERTE/DGE.

O Programa AaZ – Ler Melhor, Saber Mais destinado a ajudar crianças com dificuldades na alfabetização básica a desenvolver as suas capacidades de leitura e a respetiva fluência;  

 

 

       O Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo propõe que as oficinas lúdico-pedagógicas, habitualmente realizadas no museu durante as interrupções letivas, sejam concretizadas em casa.

 

 

 

 


Descobre algo de novo todos os dias.

 


BIBLIOTECA DE LIVROS DIGITAIS


 


Aqui encontras o link para aceder à Revista da Ciência Elementar.

https://rce.casadasciencias.org/rceapp/

 

 

 

       A Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) deu acesso, de forma livre e gratuita, às administrações educativas, professores, famílias e estudantes, a numerosos conteúdos educativos e culturais. Todos os recursos estão acessíveis, a partir de hoje, no seu site.


 

      A Biblioteca Digital Camões pretende ser um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição. 

      Cinco romances de Agustina Bessa-Luís acabaram de ser publicados na Biblioteca Digital CamõesA SibilaLongos Dias têm Cem AnosDicionário ImperfeitoO Chapéu das Fitas a VoarA Corte do Norte. No âmbito de um protocolo assinado com a Guimarães Editores, estas obras, recentemente reeditadas, estão disponíveis para leitura em linha.

       

       A Biblioteca Digital Mundial foi desenvolvida por uma equipe da Biblioteca do Congresso dos EUA, com contribuições de instituições parceiras em muitos países, o apoio das Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO);  e o apoio financeiro de uma série de empresas e fundações privadas.

     

       A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.    

     Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:

  • Promover a compreensão internacional e intercultural;
  • Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet; Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
  • Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.        

      A Biblioteca Digital Mundial possibilita descobrir, estudar e desfrutar de tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar, de diversas formas.    

      Estes tesouros culturais incluem - mas não estão limitados a - manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos.



 A biblioteca multimédia on-line da Europa

     Os utilizadores da Internet de todo o mundo podem agora aceder a mais de dois milhões de livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais dos 27 Estados-Membros da UE (por exemplo, de Portugal, a Carta plana de parte da Costa do Brasil, um mapa de 1784).

      A Europeana oferece novas maneiras de explorar o património da Europa: qualquer pessoa interessada em literatura, arte, ciência, política, história, arquitectura, música ou cinema poderá aceder gratuita e rapidamente às maiores colecções e obras-primas da Europa numa única biblioteca virtual, através de um portal Web disponível em todas as línguas da União Europeia. Mas isto é apenas o começo.

       Em 2010, a Europeana dará acesso a milhões de obras representativas da riqueza da diversidade cultural da Europa e terá zonas interactivas, nomeadamente para comunidades com interesses especiais.


BIBLIOTECA DE LIVROS DIGITAIS



 

       Integrado nas múltiplas acções do Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca de Livros Digitais é um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com leitura e a escrita, que se assume como um agregado de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura e, em simultâneo, como um repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelo livro que acabaram de ler.

       Experimenta clicar nesta ligação e terás muitas surpresas.

A AVENTURA DOS DESCOBRIMENTOS

 

       Podes ler uma colecção de livros no total de 12 volumes que abrangem as principais etapas dos descobrimentos portugueses, de Ceuta ao Japão, ilustrados por André Letria e com música de José Afonso. Estes livros podem ser lidos no ecrã do computador.

     Boas leituras!

 

 

PORDATA


 

 

DICIONÁRIOS


        A Infopédia é um serviço da Porto Editora que inclui 22 dicionários online, em várias línguas: português, inglês, espanhol, francês, italiano, neerlandês.

 

 

      O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário de português contemporâneo que contém mais de 110 000 entradas lexicais, incluindo locuções e fraseologias, cuja nomenclatura compreende o vocabulário geral, bem como os termos mais comuns das principais áreas científicas e técnicas.      

     O dicionário contémsinónimos e antónimos por acepção e permite ainda a conjugação verbal. É também possível consultar informação sobre a origem de algumas palavras e a sua pronúncia.

 

 

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


Uma Fundação portuguesa para toda a humanidade

Nascida em 1956 como uma fundação portuguesa para toda a humanidade, destinada a fomentar o conhecimento e a melhorar a qualidade de vida das pessoas através das artes, da beneficência, da ciência e da educação.

Criada por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, a Fundação tem caráter perpétuo e desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa (Portugal) e das delegações em Paris (França) e em Londres (Reino Unido).

Crie um site gratuito com o Yola