ANO LETIVO 2018/19

COMEMORAÇÃO DO 25 de ABRIL

Este ano, comemoração do 25 de abril, contou com a participação da Rede de Bibliotecas de Gaia, através de um código QR com acesso a poemas e textos sobre esta temática.

Os alunos do 9.º C fizeram um cartaz com mensagens sobre a liberdade e o significado da comemoração, orientados pela professora História, Jacinta Oliveira.

Os alunos de 6.º ano fizeram também trabalhos alusivos à temática, com a orientação das professoras de História e Geografia de Portugal, Lina Ramos e Maria José Correia.

APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DE JOÃO NEGREIROS - 8.º e 9.º anos

No dia 23 de abril, no âmbito da comemoração da Semana da Leitura, os alunos do 8.º e do 9.º ano tiveram uma sessão de apresentação dos livros "O Manual da Felicidade para crianças... e para adultos inteligentes" e Vai Mudar a Tua Vida", de João Negreiros.

A dinamização das sessões ficou a cargo de Dina Maciel Costa, do Teatro Universitário do Minho.

ENCONTRO LITERÁRIO COM A ESCRITORA MANUELA LEITÃO

1.º CICLO - EB ALHEIRAS E EB MEXEDINHO

A escritora Manuela Leitão esteve nas Escolas Básicas de Alheiras e de Mexedinho para partilhar com as crianças os seus poemas dos livros "Poemas da Horta e Outras Verduras" e "Poemas para as Quatro Estações".
       A escritora partilhou o seu saber sobre os benefícios da alimentação saudável, curiosidades sobre os legumes do seu livro e incentivou os alunos a imaginarem uma história para o alho-francês, a beringela, o tomate, a batata, a couve-flor, entre outros.

Na EB de Alheiras as crianças ofereceram à escritora uma belíssima atuação.

DIA DA EUROPA

O Dia da Europa é comemorado todos os anos a 9 de maio e celebram-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica declaração de Schuman

No âmbito desta comemoração, os alunos do 7.º C realizaram trabalhos nas disciplinas de Geografia, Educação Visual e TIC.

CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO - 8.º ANO /EPALM

Este concurso, destinado ao 8.º ano, insere-se no âmbito do Projeto Círculo(s) de Leitura - Oficina de Artes em interdisciplinaridade com a disciplina de Educação Visual.

Os alunos foram desafiados pela professora Ana Silvina Almeida e pela professora bibliotecária, Ana Andrade, para a criação de uma contradição humana, à semelhança do livro "Contradição Humana" de Afonso Cruz. Na disciplina de Educação Visual, cada aluno concretizou a sua composição gráfica e visual, mediante a orientação da professora Clarinda Carvalho.

A comunidade educativa pôde participar com um voto por pessoa.

CONTRADIÇÂO HUMANA

de AFONSO CRUZ

Eis o resultado da votação.

1.º lugar

2.º lugar