ANO LETIVO 2008/09

.

Comemoração do bicentenário

das invasões francesas

Realizou-se na Biblioteca, na semana de 23 a 27 de Março, uma exposição comemorativa da Segunda Invasão Francesa.
       Nas aulas de História e Geografia de Portugal, os alunos do 6º ano  realizaram diversos trabalhos sobre este acontecimento histórico que transformou a vida dos portugueses daquela época.
       Durante essa semana, os alunos assistiram a apresentações em Power Point, analisaram os trabalhos e leram as notícias da imprensa que estiveram expostas. Os três soldados em tamanho natural, com os uniformes e as bandeiras das forças que se defrontaram e um conjunto de fantoches que representavam as principais figuras históricas da vida portuguesa da época e que foram realizados pela turma do 6º C, permitiram tornar ainda mais vivo o retrato da época.
       Na sexta-feira, dia 27, assistimos a uma dramatização em que os actores foram alunos do 6º B. Nesta pequena peça de teatro foram recordados Napoleão, Josefina, Massena e Soult.
       Obrigada a todos os que contribuíram para esta exposição

Semana da Leitura

Entre os dias 2 e 6 de Março, a nossa escola comemorou a Semana da Leitura.

Esta actividade conjunta da biblioteca e da área disciplinar de Língua Portuguesa envolveu os alunos dos 5º e 6º anos que, nas aulas desta disciplina, escolheram e prepararam a leitura de poemas. Os três melhores leitores de cada turma declamaram poemas na biblioteca para colegas de outras turmas.

Os alunos do 3º ciclo fizeram duas sessões à noite para os encarregados de educação que vieram à biblioteca ouvir ler poesia.

Obrigada pela participação de todos nesta festa da leitura.

Fotografias da actividade: 1,2,3,4,5

Concertos didácticos

Nos dias 17, 18 e 19 de Fevereiro, realizaram-se, na biblioteca, concertos pela Escola Profissional de Música de Espinho.

Foi com muito interesse que alunos e professores participaram nesta actividade dinamizada pelo Grupo de Educação Musical dos 2º e 3º ciclos. Ouvir e aprender coisas novas sobre música foi um gosto para todos.

Agradecemos à Escola Profissional de Música de Espinho a presença na nossa escola.

Fotografias da actividade:1,2,3,4,5,6,7

A HORA DO CONTO

Durante o mês de Fevereiro, os alunos dos 5º e 6ºanos virão à biblioteca participar na actividade A Hora do Conto.

Será feita a leitura e exploração da obra Sam e o Som, da escritora Ana Saldanha, que visitará a nossa escola no 3º período. A outra obra escolhida é O Segredo do Rio, de Miguel Sousa Tavares.

Todos irão com certeza apreciar a leitura destes contos.

Concurso Nacional de Leitura

Tal como tem acontecido em anos anteriores a nossa escola participa no Concurso Nacional de Leitura. Trata-se de uma iniciativa do PNL destinada aos alunos do 3º ciclo. Na primeira fase os alunos leram três livros: Uma questão de cor, de Ana Saldanha, Artemis Fowl O ouro das fadas, de Eoin Colfer, e Úrsula a Maior, de Alice de Vieira.
     Realizou-se a eliminatória da primeira fase na biblioteca e foram seleccionados os alunos:

André Estêvão Cruz Makrilou, do 7º D
Cristina dará dos Santos Rocha, do 7º D
Liliana Filipa Pinho Ribeiro, do 9º A

Estes alunos vão participar na segunda eliminatória do concurso que se vai realizar na biblioteca Almeida Garrett no Porto. Para isso terão de ler três obras que foram escolhidas pelo júri: A Ilha do Chifre de ouro, de Álvaro Magalhães, A ilha da rua dos pássaros, de Uri Orlev e A cerejeira da lua e outras histórias chinesas, de António Torrado.
   Parabéns e boa sorte para a segunda eliminatória.

A árvore da leitura

Sempre que leres um livro requisitado na biblioteca da nossa escola, podes ajudar a embelezar a árvore da leitura que aí existe.

Para isso, deves solicitar, ao professor que se encontra junta à secretária de recepção, uma folha de árvore e preenchê-la com o título do livro e a tua apreciação.

Desta maneira, podes ajudar um colega teu dando-lhe informações sobre o livro que acabaste de ler.

TOP Leitores

A importância da leitura no sucesso da aprendizagem é um facto mais que provado, os alunos que lêem mais aprendem melhor.

Para dar a conhecer os leitores que se destacaram pela leitura de livros da biblioteca, criámos o Top de leitores do 1º Período.

·   Alexandre F. Pedrosa, nº 1, 5º I;

·   Diana Patrícia Carvalho, nº 7, 5º I;

·   Marco António Apura, nº 15, 5º F;

·  Tiago André Silva, nº 24,  5º F;

·  Neuza Filipa Santos, nº 18, 6º B;

·  Tânia Filipa Bernardo, nº 25, 6º B;

·   Vera Lúcia Moreira, nº 27, 6º B;

·   António Daniel Castro, nº1, 6 º D;

·   Tiago  Magalhães nº 18, 6º D;

·   Joana Filipa Moreira, nº 11, 6º K

·   Maria Elisa Couto, nº 12, 6º K;

·  Mariana Pereira, nº 13, 6º K

·   Bruna Filipa Costa nº 6, 8º A;

O leitor do mês de Janeiro

Joana Moreira n.º11, 6.º K

O leitor do mês de Fevereiro

Elisa Couto, n.º 12, 6.º K