ANO LETIVO 2016/17

Mês Internacional da Biblioteca Escolar - MIBE

Nos dias 25 a 28 de outubro decorreu a Feira do Livro Usado na Biblioteca da Escola Básica Padre António Luís Moreira.

Esta iniciativa insere-se na comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e na Comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares que se celebra no dia 26 de outubro.

Com esta atividade pretendeu-se envolver a comunidade educativa na promoção de hábitos de leitura.

Visita à Biblioteca

No âmbito desta comemoração os alunos de 5.º ano da Escola Básica Padre António Luís Moreira visitaram a biblioteca, para conhecerem o seu funcionamento , bem como os recursos disponíveis. Também deixaram o seu testemunho relativamente ao tema deste ano: "Aprende a descodificar o teu mundo com a biblioteca escolar".

Comemoração do dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro

Na semana de 17 a 21 de outubro, os alunos do 6.º ano foramconvidados a realizar atividades com os professores de Ciências Naturais, no âmbito do Programa de Educação para a Saúde (PES).

Visita da escritora Manuela Leite

No dia 14 de outubro, a Biblioteca recebeu a visita da escritora Manuela Leitão com a apresentação do seu livro "Poemas da Horta e Outras Verduras". As turmas do 4.º ano da Escola Básica de Carvalhos e as turmas de 5.º ano da Escola Básica Padre António Luís Moreira estiveram presentes neste encontro.
       A visita inseriu-se no âmbito da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar e do dia Mundial da Alimentação que se celebra no dia 16 de outubro.
     Nesse dia celebramos a magia das palavras e das rimas com os legumes e a arte de comer de forma saudável.
      Nos dias que antecederam a visita da escritora, nas aulas de Português, os alunos analisaram dois dos poemas do livro e foram convidados a realizar um pequeno trabalho sobre os legumes que leram. Nas aulas de Educação Visual observaram e desenharam legumes e frutas.
       Já os alunos do 4.º ano, para além de desenharem os legumes, também escreveram poemas e presentearam-nos com a leituras dos mesmos.

Ação de sensibilização Bullying / Cyberbullying

Foi com muito interesse que as turmas de 5.º e 6.º anos compareceram na Biblioteca para  assistir a ações de sensibilização com as temáticas Bullying/Cyberbullying e Internet Segura, para o 5.º e 6.ºano, respetivamente, dinamizadas por agentes da Escola Segura,

Esta atividade foi sugerida e dinamizadapelos Diretores de Turma.

Hora do Conto

Este ano a Hora do Conto decorreu com a leitura de um excerto do livro Ninguém dá prendas ao Pai Natal, de Ana Saldanha.
     Os alunos do 5.º e 6.º ano foram convidados a visitarem a Biblioteca para conhecer o resto da história, em formato digital ou papel (dois exemplares, um com ilustrações de Joana Quental e outro com ilustrações de Madalena Matoso). Igualmente, foramdisponibilizados, outros livros alusivos às personagens da história.

Resultado de imagem para ninguém dá prendas ao pai natal

Natal Solidário

No Natal, a Solidariedade esteve "em grande" no nosso  Agrupamento.

Os vários elementos da comunidade educativa contribuíram para que o Natal dos alunos mais carenciados do Agrupamento fosse mais doce.