ANO LETIVO 2020-21

1.º Periodo

 

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Clica na imagem e lê o REGULAMENTO.

    As obras escolhidas para a Fase Escolar são:

    2.º CEB: "O Aniversário da Infanta", de Oscar Wilde

    3.º CEB: "Missão Impossível", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Podes ler este livro on-line. Clica no nome do livro.

AQUI A PUBLICAÇÃO DA 

REDE DE BIBLIOTECAS DE GAIA, NO INSTAGRAM

SOBRE O CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


 

Dia da Biblioteca Escolar


 


           Hoje, celebramos o Dia da Biblioteca Escolar. Este dia é celebrado na quarta segunda-feira do mês de outubro e tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura. 

          Como já referimos, outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

         Para celebramos este dia, sugerimos que escolhas um livro (podes consultar o catálogo disponível on-line) para leres 
em família!

         A Biblioteca Escolar:

- teve que se reinventar com novas dinâmicas;
- vai até à sala de aula, através dos recursos e sugestões de atividades que disponibiliza on-line, do Projeto 10 Minutos a Ler - PNL, requisição individual on-line,...; continua a ser um serviço de referência para todos!

Em breve, publicaremos algumas imagens sobre o Projeto10 Minutos a Ler.  Desde o início do projeto até à sua implementação na sala de aula.


10 de outubro - Dia da Saúde Mental


    Este ano voltamos a "abraçar" esta comemoração em articulação com o SPO do Agrupamento, Psicólogas Filomena Almeida e Margarida Rodrigues. As atividades propostas no âmbito da biblioteca escolar decorrerão ao longo da próxima semana. 

No contexto atual, ou seja, desde a pandemia originada pela Covid-19 que a saúde mental passou a ser do interesse público na sociedade portuguesa. É hora de gerar debate e empenhamento cívico também nesta área. A Comissão de Saúde Mental do Health Parliament Portugal, já o começou a fazer, mas são apenas 10 cidadãos, não 10 milhões.

        Gostávamos de chamar a vossa atenção para o dia 10 de Outubro deste ano em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental. Numa parceria com a United for Global Mental Health e a Federação Mundial para a Saúde Mental, a Organização Mundial da Saúde acaba de anunciar que o tema deste ano vai ser: “Saúde mental para todos — maior investimento, maior acesso”.

        Sabias que a saúde mental é uma das áreas mais negligenciadas da saúde pública, gastando os países apenas 2% de seus orçamentos de saúde nesta área, apesar das suas consequências em termos de saúde, sociais e económicas.

         Nesta altura, morre a cada 40 segundos uma pessoa no mundo por suicídio e 75% das pessoas que precisam de ajuda profissional no mundo, não a recebem. Não queremos todos travar isto?

         É nosso dever chamar a atenção da sociedade portuguesa para uma maior literacia em saúde mental e aproveitemos, para isso, a grande ajuda que a Covid-19 nos tem dado na destigmatização da saúde mental. Falar em saúde mental em família ou entre amigos é, desde março deste ano, mais comum e menos embaraçoso.

Investamos de uma vez por todas na promoção, prevenção e cuidados em saúde mental: como cidadãos, como profissionais de saúde, como professores, como especialistas, como empregadores, como líderes, como influencers, como governantes, como gestores, como actores, como músicos, como desportistas, como escritores, ou como jornalistas.

       Deixamos algumas propostas do fundo documental que poderão requisitar on-line e que serão entregues na sala de aula.

 

 

 

 

 

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Criado com o Padlet


     O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro.

     A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar uma barreira a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.

     A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

     Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.

       Em 2020, o tema do Dia Internacional dos Direitos Humanos é “Recover Better – Stand Up for Human Rights”.


 

       

       A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.      

       Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal.

           À semelhança dos anos anteriores, a biblioteca escolar articula esta comemoração com os professores de Ciências Naturais. Assim, as turmas de 6.º ano irão explorar os recursos do Serviço Nacional de Saúde inseridos no Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

     Também poderás explorar este moral digital ou Padlet, com recursos diversos. Neste mural digital destacamos o livro "Poemas da Horta e Outras Verduras", de Manuela Leitão.

 

Criado com o Padlet

MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

       Hoje, damos início às atividades desta comemoração da biblioteca escolar com o tema: Descobrir novos caminhos para a saúde e o bem-estar.

         Este tema baseia-se no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 3 da Agenda 2020 da ONU: Saúde de Qualidade. 

       Consulta a calendarização da atividade. Também se encontra afixada à entrada da escola. as sessões serão realizadas nas aulas de Português.

 

 

 

 

 

 Halloween... na Biblioteca

 

 

       Todos pudemos visitar a exposição on-line dos trabalhos realizados pelos alunos das turmas 7.º A e 7.º B. Mais uma vez, os alunos esmeram-se na qualidade dos chapéus que criaram.

       A professora Fátima Taveira motivou os seus alunos nas aulas de Inglês e o resultado está à vista!

       Os desenhos exposto foram realizados pelos alunos da turma 5.º G, com a orientação das professoras de: Inglês, Glória Alves e Educação Visual, Ana Andrade.

     Os alunos estão de parabéns pelos belíssimos trabalhos!

 

 

 

 

 

Desafio de São Martinho

          A situação atual do país e do mundo obriga-nos, naturalmente, a tomar todas as medidas necessárias de segurança, mas não nos impede, felizmente, de continuar a desenvolver a nossa ação pedagógica, junto dos nossos alunos. Assim, a biblioteca lança este desafio aos alunos para se marcar mais esta celebração. 

          Estás preparado/a? 

          Responde neste formulário até ao dia 13 de novembro. Só podes responder uma vez. As três primeiras respostas certas receberão um prémio que será entregue na sala de aula nos dias 16 e 17 de novembro.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

      O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro.

      A Biblioteca Escolar não podia deixar de relembrar esta data  especial, que tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, e à mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

      Os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem ouvirão o Conto “A Árvore”, de Patrícia Hegarty e ilustração de Britta Teckentrup e com inspiração nesta obra literária cada um reproduzirá numa tela  a versão da sua árvore, utilizando diferentes técnicas de pintura.

       Esta semana, publicaremos as imagens das atividades desenvolvidas nos dias 2 e 3 de dezembro (consulta o cartaz com a programação).

     Ainda viajando pelo mundo das diferenças, desafiamos-te a descobrir e a conhecer algumas personalidades, que ao longo dos tempos e até ao dia de hoje, derrubaram barreiras para fazerem  da sua diferença o motor do seu sucesso. 

 

Criado com o Padlet

 

Dia Internacional dos Direitos da Criança


Dia Internacional dos Direitos da Criança

                  O Dia Internacional dos Direitos da Criança comemora-se todos os anos no dia 20 de novembro.

        A origem deste dia é bastante clara e significativa: foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos da Criança e a 20 de novembro de 1989 que se adotou a convenção sobre os Direitos da Criança.  

     O objetivo desta data é salientar e divulgar os direitos das crianças no mundo.

 

    

     Vamos comemorar este dia com um trava-línguas. 

     "Um trava-línguas é um conjunto de palavras que forma uma frase de complexa articulação devido à existência de sons que exigem movimentos repetitivos e pouco comuns à língua".

   Vê se és capaz...


    Conseguiste? Se tiveste dificuldades tenta de novo! 

     Temos o livro "Trava-línguas", de Luísa Costa Gomes que poderás requisitar.

     Consulta o nosso catálogo e faz o teu pedido. 


 

 Navegar com a biblioteca escolar



             Consulta o mural digital (padlet) com os trabalhos realizados pelos alunos do 8.º ano, nas aulas de História, com a orientação da Professora Jacinta Oliveira.


 

A minha árvore...


Criado com o Padlet


         O prometido é devido... consultem o mural digital (Padlet) com o registo fotográfico das atividades desenvolvidas nos dias 2 e 3 de dezembro. O trabalho colaborativo das professoras Ana Andrade, Emília Pereira, Liliana Baptista, Palmira Barbosa, Perla Reis, Sandra Moreira e Susana Rocha foi muito gratificante. 

        Os nossos artistas gostaram muito das atividades e sentiram-se felizes na hora da exposição pelo reconhecimento e valorização do seu trabalho.

Hora do Conto


     

         Este ano, escolhemos o conto "Mistérios de Natal" de Alice Vieira e recorremos a alguns adereços alusivos à história.       Numa das sessões tivemos a colaboração de uma aluna para a leitura.


 

Sessões de formação de utilizadores e divulgação do modelo de pesquisa Big 6



        Durante o 1.º período letivo foram dinamizadas sessões de formação de utilizadores e divulgação do modelo de pesquisa Big 6, numa primeira fase, para colmatar as ausências dos professores.

       Após a situação de emergência do momento, foram programadas sessões para os alunos de 5.º e de 7.º anos nas aulas de Cidadania.

       Também exploraram os sítios em linha das bibliotecas recorrendo aos computadores da bibliotecas e telemóveis dos alunos.

       No próximo período serão calendarizadas mais sessões com as turmas de 8.º ano.

Aqui ficam algumas imagens dessas sessões...

 

 

 Natal  Português

 

       

     Apesar de o Natal neste ano ser um pouco diferente, na medida em que não pudemos realizar as habituais festividades de Natal na escola, os alunos e professores das Artes não quiseram deixar passar esta data em branco

     Neste vídeo podem-se visualizar os trabalhos realizados pelos alunos de 2.º ciclo nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica e podem-se ouvir canções de Natal, de várias regiões portuguesas, interpretadas pelos alunos do 2.º e 3.º ciclos de escolaridade da Escola Básica Padre António Luís Moreira.

    Desejamos a todos um feliz Natal e um bom Ano Novo!

 

Crie um site gratuito com o Yola