ANO LETIVO 2008/2009

LIVROS EM DESTAQUE

MAIO

Durante o mês de Maio estiveram em destaque na biblioteca mais dois importantes autores nacionais.

Os alunos Flávio Silva, nº12, e Susana Sousa nº24, do 8º C, redigiram a biografia da famosa poetisa portuguesa Florbela Espanca e apresentaram uma selecção de poemas: «Ser poeta», «Amor que morre», «Lágrimas Ocultas», entre outros.

Os alunos do 7ºB mostraram o seu apreço pelo autor José Rodrigues Miguéis dando destaque a um conjunto de obras da sua autoria: Arroz do Céu, Uma Aventura Inquietante, Leah e outras Histórias.

ABRIL

A Márcia Gouveia n.º17 do 5ºD leu o livro Manelinho Caixa D'Óculos do qual fez o resumo e redigiu também a biografia  da autora da obra, Elvira Lindo.

O Hélder Silva n.º11 do 7ºG apresentou uma selecção de poemas de Sebastião da Gama e um texto biográfico do mesmo autor.

MARÇO

O destaque da primeira quinzena do mês de Março foi feito por dois alunos do 5º B.

A Ana Sofia escolheu a obra Um + um = dois amigos, de Maria Alberta Menéres.

Nesta obra, as duas personagens principais, um elefante e uma pulga são animais  muito diferentes, mas isso não os impede de serem amigos.

O Francisco Marçal destacou a obra Indiana Jones e a Cidade Secreta, de Les Martin, cuja história se passa na Turquia. Neste país, as personagens vivem acontecimentos emociantes.

Os alunos Miguel Ângelo e Ana Catarina Carneiro Lima do 7.º A destacaram o autor José Trindade Coelho e a sua obra Os meus amores

FEVEREIRO

Na última quinzena de Fevereiro, os alunos do 6ºJ: Mariana Pedrosa, Jorge Gabriel e Carlos Eduardo destacaram três autores portugueses: Maria do Rosário Pedreira, João Aguiar e António Mota. Após a leitura de obras destes escritores, os alunos redigiram as respectivas biografias que foram expostas na biblioteca.

No expositor colocámos algumas obras dos três autores que qualquer aluno poderá vir ler à biblioteca ou requisitar para casa.

Os alunos do 7.º C escolheram o escritor Luís Sepúlveda

Estes alunos consideraram-no um autor apaixonante e elogiaram a sua obra História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar que retrata a amizade entre seres de raças diferentes.

Na primeira quinzena de Fevereiro, a Diana Neves do 5º A escolheu  o conto A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen.

Esta história conta-nos como Kai, quando brincava, foi levado pela rainha da Neve para o seu palácio gelado. A sua amiga Gerda iniciou uma longa e perigosa viagem para o procurar. No caminho vai encontrar pessoas e animais muto interessantes.

Hans Christian Andersen viveu no século XIX,  na Dinamarca. Em criança ele gostava de ouvir contos populares e contos de fadas e, quando cresceu, escreveu muitas das histórias que tinha ouvido. Tornou-se um dos escritores para crianças mais conhecidos de sempre.

Os alunos do 9º C escolheram Fernando Pessoa.

Da obra do poeta seleccionaram uma das suas cartas de amor que enviou a Ofélia. Estas cartas estão publicadas no livro Cartas de amor de Fernando Pessoa.

Se quiseres conhecer melhor a obra deste poeta, consulta a sua obra na biblioteca da escola.

JANEIRO

O destaque do mês de Janeiro foi feito pela Bruna Costa do 8º A. A Bruna escolheu as autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Estas duas autoras têm dezenas de obras publicadas, escolhemos alguns dos livros que os alunos gostam mais e demos-lhe destaque no expositor da entrada.

DEZEMBRO

Este mês estão em destaque na Biblioteca os livros O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, A Menina do Mar e O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen e Mensagem, de Fernando Pessoa.

Os textos foram elaborados pelos alunos Adriana Costa do 6ºB, Ana Rita do 6ºH, Liliana Ribeiro, Linda Leite, Márcia Leal e Vera Pedrosa do 9ºA e ainda por alunos do 7ºE.

NOVEMBRO

A turma do 8ºD destacou o livro Contos , de Vergílio Ferreira, tendo feito uma apresentação mais pormenorizada do conto A esplanada sobre o mar.

O aluno André Sousa, do 6ºF, apresentou um trabalho sobre a obra O rapaz de Louredo, de António Mota.