ANO LETIVO 2018/19

REGRESSO ÀS AULAS ... EM SEGURANÇA

A Direção-Geral do Consumidor (DGC) publicou uma brochura informativa,"Regresso às aulas em segurança", que visa alertar para a promoção da saúde e da segurança dos mais novos no seu regresso às aulas.
      Consulta o folheto e partilha com os teus familiares.                Desejamos um excelente ano letivo. Contamos com a tua presença na biblioteca, para que possamos participar no teu sucesso educativo.

VISITA DA ESCRITORA MANUELA LEITÃO

A Biblioteca da Escola está a organizar o encontro da escritora Manuela Leitão com os alunos das turmas de 5.º e 6.º anos, no dia 10 de outubro (quarta-feira).

Manuela Leitão é autora do livro “Poemas para as Quatro Estações”.

Clica na imagem da obra e poderás ler alguns dos seus poemas. Inspira-te neles e faz um pequeno trabalho  (poderá ser uma ilustração) para ser afixado na biblioteca.

MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Iniciamos a atividade "Vou conhecer a biblioteca", destinada  aos alunos do 5.º ano, na data em que se comemora o Dia  Internacional da Biblioteca Escolar, ou seja, na quarta segunda-feira de outubro, dia 22.

COMEMORAÇÃO DO HALLOWEEN

Esta comemoração decorreu ao longo da semana anterior com a participação dos alunos do 8.º ano e do 9.º ano, que deram largas à imaginação e tornaram a biblioteca num lugar muito diferente... os alunos do 5.º ano também viveram esta celebração com grande emotividade, dada a novidade. Até se sentiram mais motivados para escolherem as leituras disponibilizadas nos destaques sobre esta temática.

De um modo geral, os alunos sentiram-se "contagiados" pelo desejo de ler outras histórias... um pouco assustadoras!

Houve chapéus de bruxa e outros adereços concebidos pelos alunos do 8.º ano, para a disciplina de Inglês, com a orientação da professora Fátima Taveira.

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 16 de OUTUBRO

Durante uma semana os alunos de 6.º ano terão uma sessão na biblioteca que decorrerá durante as aulas de Ciências Naturais.

Os alunos resolverão as propostas de uma ficha de trabalho que permitirá a reflexão e experimentação dos conceitos abordados na sala de aula. Deste modo, poderão sistematizar as suas aprendizagens de uma forma lúdica.

SEMANA DA CIÊNCIA

A comemoração da  Semana da Ciência iniciou    com atividades diversas, a saber: exposições de trabalhos sobre alguns cientistas que se destacaram no passado até ao momento atual, com recurso à leitura através do código QR;            exposições de trabalhos sobre sustentabilidade ambiental (plásticos);

poemas de António Gedeão ilustrados nas aulas de Educação Visual (em articulação com o projeto Círculos de Leituras e das disciplinas de EV e FQ); disco de Newton;

praxioscópio;

visionamento de um filme (reflexos); visionamento de um filme através do caleidoscópio;

atividades/experiências laboratoriais orientadas pelos alunos do 9.º ano durante 10 minutos nos intervalos da manhã - 10:15.

EXPOSIÇÃO DO PROJETO CIDADANIA E VALORIZAÇÃO DO RIO INHA

Até ao dia 15 de novembro oa alunos puderam visitar a exposição promovida pelo FAPAS (Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens) e apoiado pelo Fundo Ambiental.

Esta exposição, constituída por 10 roll up., com recurso a um guia digital do Rio Inha, recebeu todos os alunos do 2.º e do 3.º CEB, mediante a inscrição dos professores de Ciências Naturais e/ou de Cidadania.

Para as turmas 5.º A e 5.º G houve a possibilidade de participarem nas outras vertentes do projeto, nomeadamente, sessão de preparação para a visita local de um troço do Rio Inha, que ficaram a cargo da Dra. Sofia e da Dra. Lucília Guedes e sessão de inauguração da exposição, com a apresentação do Dr. Nuno Oliveira.

CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO

Os alunos do 9.º ano foram desafiados pela professora de Educação Visual, Sara Rodrigues, para que escolhessem um momento da obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, que foi lida e analisada nas aulas de Português, com a orientação das professoras Ana Silvina Almeida e Flamínia Luís.

A votação teve início de 13 a 14 de dezembro e continuará de 3 a 10 de janeiro.

Toda a comunidade educativa poderá escolher um dos trabalhos e exercer o seu direito de voto.