ANO LETIVO 2008/09

Dia do Autor Português

Desde 1982, que se comemora, no dia 22 de Maio, o Dia do Autor Português.

A biblioteca para assinalar este dia fez uma exposição sobre as duas autoras que nos visitaram este ano: Ana Saldanha e Gabriela Barcelos.

Também os autores que, ao longo do ano, os alunos seleccionaram para os destaques quinzenais, foram relembrados nesta exposição: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Maria Alberta Menéres, António Mota, João Aguiar, Maria do Rosário Pedreira, Sebastião da Gama, Sofia de Melo Breyner, Vergílio Ferreira, Trindade Coelho, Fernando Pessoa, Manuel Alegre e Florbela Espanca.

Muitos autores portugueses merecem a nossa homenagem e reconhecimento. São eles que com as suas criações alimentam a nossa imaginação e enriquecem as nossas vidas.

DIA DA EUROPA – 9 DE MAIO

Todas as turmas do 7º ano participaram nesta actividade cuja comemoração teve lugar no dia 8 de Maio, na Biblioteca da Escola. A actividade consistiu numa exposição dos melhores trabalhos elaborados pelos alunos sobre vários temas alusivos à União Europeia como: história da União Europeia, moeda única, símbolos, monumentos, entre outros. Os trabalhos foram apresentados em forma de dossiê, cartaz, maquete, mapa, bandeiras, desenhos, apresentações no programa PowerPoint, entre outros. A actividade foi dinamizada pelas professoras que leccionam a disciplina de Geografia ao 7º ano – Carla Marques e Solange Martingo.

Concertos didácticos na biblioteca

Realizaram-se na biblioteca da escola, nos dias 21 e 22 de Maio, concertos pela Escola Profissional de Espinho.

Foi uma actividade dinamizada pelo Grupo de Educação Musical do 2º e 3º ciclos. Estes concertos são do agrado de todos pois permitem ouvir música ao vivo e compreender um pouco melhor o maravilhoso mundo dos sons.

6º  Aniversário da Biblioteca

A biblioteca comemorou o seu sexto aniversário no dia 13 de Maio. Para isso preparámos um programa especial, com balões, bolo, guloseimas e poemas.

Neste dia, o nosso espaço teve grande afluência e o sorriso dos alunos foi para nós o melhor presente de aniversário que podíamos receber.

Comemoração do Dia Mundial do Livro

A biblioteca da escola recebeu, no dia 23 de Abril, uma visita muito especial e de que gostámos muito.

Os meninos do Jardim-de-Infância das Cavadinhas, acompanhados das suas educadoras e auxiliares, trouxeram-nos um lindo cartaz a referir a importância do livro e um trabalho sobre os Direitos da Criança.

Lemos o livro O Tesouro, de Manuel António Pina, sobre a importância da liberdade e do 25 de Abril. Os meninos pintaram, desenharam e brincaram com os livros da biblioteca.

Foi uma manhã bem passada e que nos deixou com vontade de realizar estas visitas, mais vezes.

Muitos beijinhos para todos os meninos.

Comemoração

do 25 de Abril

A comemoração do 25 de Abril realizou-se na biblioteca e foi com muito entusiasmo que alunos das turmas B e F, do 6.ºano, nos presentearam com uma peça de teatro intitulada “No tempo de Salazar”.

Esta dramatização pretendeu dar a conhecer vários aspectos da sociedade dos anos 60 até à revolução: a família, a educação, a guerra nas colónias ultramarinas, a falta de liberdade de expressão... um retrato que foi bem conseguido através dos textos elaborados pelos alunos, das canções escolhidas e dos adereços representativos da época.

Na exposição pudemos observar trabalhos realizados pela turma C, do 6.º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal e Área de Projecto: cartazes com imagens e textos, dois bonecos que representavam os soldados do 25 de Abril, veículos militares feitos com materiais reciclados e muitos cravos vermelhos ajudaram a relembrar esta data da nossa história recente.

FOTOS: 1,2,3,4,5,6

Visita da escritora Ana Saldanha

Tivemos o privilégio de receber, na Biblioteca da nossa Escola, no dia 21 de Abril, a escritora Ana Saldanha, autora de livros infantis e juvenis, para participar num encontro com alunos do 6.º ano.

Os nossos aliunos já conheciam algumas das obras desta escritora; é o caso dos livros “Sam e o Som” e “Cinco Tempos, Quatro Intervalos”.

Os alunos do 6.º ano assistiram à leitura do primeiro desses livros na Biblioteca, e participaram na sua exploração; trata-se de uma história em que um miúdo se depara com uma porta fechada à chave, a qual é aberta pelo professor de música; aí descobre o violoncelo e parte à descoberta dos sonhos. Quanto ao segundo livro, foi lido e analisado nas aulas de Língua Portuguesa ou de Estudo Acompanhado. Tudo se passa ao longo de uma manhã de aulas, na qual acompanhamos uma menina gorda chamada Dulce, que gosta de gatos e tem pais divorciados.