ANO LETIVO 2009/10

O Teatro veio à Biblioteca

No dia 25 de Março,  o Clube de Teatro representou a peça  A História da Carochinha.

A esta apresentação  assistiram  as crianças do pré – escolar e os alunos do 1.º e 2.º ano do JI / EB1 dos Carvalhos.

Todos os alunos estiveram muito atentos e interessados e, assim, ficaram a conhecer uma nova Carochinha  preocupada com o ambiente.

E foi com muita satisfação que, alguns dias depois, recebemos um belo presente - um cartaz que retratava as diferentes personagens que participaram na peça. Os nossos parabéns pelo lindo trabalho.

A Semana da Leitura decorreu entre os dias 1 e 5 de Março e foi realizada com a colaboração da Área Disciplinar de Língua Portuguesa.

Esta actividade teve como objectivo sensibilizar alunos, professores e encarregados de educação para a importância da leitura no desenvolvimento das crianças e dos jovens.

Os alunos vieram à biblioteca ler poemas para os colegas da sua turma e de outras turmas.

À noite houve sessões de leitura de poesia e dramatizações para os encarregados de educação.

Alguns deles aceitaram o desafio que lhe tínhamos colocado,   leram  e contaram histórias na biblioteca.

VISITA DO ILUSTRADOR ANTÓNIO MODESTO

Os alunos do sexto ano tiveram a oportunidade de conversar com o ilustrador António Modesto. Durante a sessão este autor foi explicando o que é o design, como se cria uma personagem como o Gil da Expo 98, e a estreita ligação que existe entre a ilustração e o texto literário.
       Sobre o processo criativo ficamos a saber que a inspiração pode vir das mais variadas fontes: da pintura, da arquitectura, das tradições populares ou  dos objectos que nos rodeiam. Os alunos ficaram ainda a conhecer as diferentes técnicas utilizadas na ilustração.
       Agradecemos ao Professor António Modesto a visita que fez à nossa biblioteca e as coisas fantásticas que nos ensinou. Tal como nos explicou, saber olhar, alarga e aprofunda a nossa visão do mundo.