ANO LETIVO 2008/09

FEIRA DO LIVRO

Realizou-se, entre os dias 8 e 12 de Dezembro, a Feira do Livro na biblioteca. Durante esses dias estiveram expostos e foram vendidos livros de diversas editoras.

A realização da Feira do Livro destina-se a divulgar o livro e a promover a leitura na nossa comunidade escolar. Um livro também pode ser um bom presente de Natal e proporcionar horas de prazer a quem o lê. As vantagens da leitura autónoma para o sucesso na aprendizagem estão aprendizagem estão provadas por inúmeros estudos.

A Feira do Livro teve muita afluência e queremos agradecer a todos os que contribuíram para a realização desta actividade. A biblioteca adquiriu vinte novos títulos. Tivemos o cuidado de escolher os livros que os nossos alunos mostraram gostar mais. Agora, é só vir à biblioteca para ler os livros novos.

Obrigada a todos, e um Bom Ano com muitas novas leituras.

Fotos da Feira do Livro 1, 2 ,3

VISITA DA ESCRITORA GABRIELA BARCELOS

No dia 27 de Novembro, a escritora Gabriela Barcelos esteve na nossa escola.

Na biblioteca, os alunos do 5ºano tiveram a oportunidade de a conhecer e de a ouvir ler o seu livro «Simão no Canadá». A leitura foi acompanhada pela projecção de imagens da obra e de fotografias caracterizadoras do país mencionado na história.

Os alunos gostaram muito de participar neste encontro. O nosso obrigado à escritora Gabriela Barcelos que o proporcionou.

Fotografias da visita:1,2,3,4,5,6,7

CONCURSO DE LEITURA

Realizou-se, no dia 17 de Dezembro de 2008, na Biblioteca da Escola, a final do Concurso de Leitura destinado aos alunos do 5.º ano.

Nove alunos estiveram presentes na prova final do concurso, tendo cada um lido um excerto do texto ”A truta finória”, após terem preparado a leitura do referido texto durante cinco minutos. Os nove participantes na final prestaram boas provas.

Os três alunos vencedores, João Filipe do 5.ºB, Bárbara Alves do 5.ºC e Rui Moreira do 5.ºI, tiveram  como prémio um livro da colecção “Clube das Chaves” e aos restantes alunos foram atribuídos prémios de participação na final.

Esta actividade foi presenciada por alguns alunos que quiseram estar presentes para acompanhar os seus colegas de turma.

Viva@Matemática

Do dia 2 ao dia 5 de Dezembro decorreu, na Biblioteca, a Exposição Viva@Matemática.
     Este projecto foi desenvolvido na Escola Superior de
Estudos Industriais e de Gestão e consiste na apresentação de algumas propostas de carácter lúdico que motivam os alunos para a aprendizagem desta disciplina tão importante do currículo.
     Nessa exposição os alunos tiveram a oportunidade de realizar diferentes actividades : Curiosidades numéricas, Actividades de lógica e cálculo mental, Enigmas, Curiosidades geométricas e Truques de magia.
       A exposição agradou muito aos nossos alunos que puderam de uma forma diferente adquirir e aplicar conhecimentos de Matemática.

Aos professores, que dinamizaram esta actividade, os nossos parabéns.

Mais fotos da exposição: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12

CONCURSO DE LEITURA

LEITOR DO MÊS

Leitor do mês Outubro

António Daniel, 6.ºD

Leitor do mês Novembro

Vera Lúcia, 6.ºB

Leitor do mês Dezembro

André Silva, 5.ºF

A HORA DO CONTO

António Torrado

O Veado Florido

Esta actividade teve início no mês de Outubro com o conto «O Veado Florido» de António Torrado.

Os alunos das várias turmas do 5ºano seguiram a leitura com atenção. Foi também com agrado que todos eles assistiram à projecção de imagens da obra que ajudaram a recontar e a interpretar a história.