ANO LETIVO 2015/16

OUTUBRO  - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

"VOU CONHECER A BIBLIOTECA"

"Vou conhecer a biblioteca" - a atividade decorreu na 3.ª semana de outubro, com a colaboração dos professores de Português e de DPS (Desenvolvimento Pessoal e Social). Aos alunos do 5.º ano foram dados a conhecer aspetos fundamentais, a saber: funcionamento, recursos e fundo documental. Também foram convidados a escrever, em grupo, uma frase sobre a biblioteca alusiva ao tema deste ano.

Campanha de Solidariedade

Vamos iniciar as comemorações com uma campanha de solidariedade que tem como objetivo a oferta de um livro ou de um jogo lúdico-educativo à Biblioteca.

Hallowe'en

Na última semana de outubro a Biblioteca expôs trabalhos realizados pelos alunos no âmbito da disciplina de Inglês.

A equipa da biblioteca também dinamizou um jogo que consistia na pesquisa do significado de palavras e/ou imagens associadas ao tema.

Ação de sensibilização Bullying e Cyberbulling

Nos dias 12 e 13 de novembro, as turmas do 5.º e do 6.º ano de escolaridade foram sensibilizadas para a temática do Bullying e do Cyberbullying.

Esta sensiblização foi efetuada por elementos da GNR dos Carvalhos e promovida pelos diretores de turma do 2º CEB e contou também com a colaboração da equipa da biblioteca. Toda a comunidade agradece a realização desta ação tão importante nos dias que correm.

Hora do Conto

Os alunos do 5º e do 6º ano foram convidados a participar na "Hora do Conto". Para o 5º ano a equipa da biblioteca escolheu o conto "Celestino - o Rato da biblioteca" de José Vaz e para o 6º ano a "Noite de Natal" de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Concurso "Dá voz à letra"

Os alunos Vânia Pereira da turma 9.º D e Domingos Jesus do 7.º C participaram no Concurso "Dá voz à letra".

Parabéns pelo vosso empenho!

Remembrance Day

No dia 11 de novembro realizou-se na biblioteca escolar uma exposição sobre o Remembrance Day, que em português significa Dia da Memória. Os trabalhos foram realizados por alunos do 8º A, B e C. Ainda neste âmbito, realizou-se um concurso no qual participaram todas as turmas de 8º ano do Agrupamento. A equipa da biblioteca agradece a colaboração de todos os professores e alunos envolvidos.

É Natal na Biblioteca

Na biblioteca estiveram expostos os "Presépios Solidários" realizados pelos alunos do Agrupamento. Esta iniciativa insere-se no âmbito do projeto Escolas Solidárias da Fundação EDP.

O grupo de professores de Educação Visual e de Educação Tecnológica do 2º CEB também realizou a Feira Solidária que reverteu para a mesma causa.