ANO LETIVO 2014/15

A NOSSA ÁRVORE DE NATAL

Este ano tivemos uma árvore de Natal diferente.

No dia 10 de Dezembro, comemoraram-se  os 66 anos da publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos e para assinalar  a importância desta declaração as turmas de Desenvolvimento Pessoal e Social  do professor José Sampaio realizaram uma  árvore dos direitos humanos, que pode ser vista na biblioteca.

FEIRA SOLIDÁRIA

A Feira Solidária foi inaugurada com uma atuação do Clube de Música, dirigido pela professora Isabel Ventura.        Os professores de Educação Visual e de Educação Tecnológica do  2.º ciclo organizaram em conjunto com os alunos esta venda solidária, que decorre entre nos dias 10  e 11 de Dezembro, na biblioteca. O objetivo é angariar  fundos para a compra de géneros para os cabazes de Natal do Projeto Escola Solidária.

Os trabalhos expostos relacionados com as decorações de Natal e inspiram-se no lema dos 5 R,s- Reduzir, reutilizar, reciclar,  respeitar e  responsabilizar. Também  a encarregada de educação de uma aluna do clube da música,  ofereceu um conjunto de trabalhos  artesanais realizados por "artes da Ana", a quem agradecemos.

A turma do 9.º E realizou uma atividade sobre as comemorações natalícias na cultura inglesa e também a questão dos Direitos Humanos.
       Conjugando estes temas, os alunos do 9.º E expuseram  na biblioteca cartões natalícios com as biografias de defensores dos Direitos Humanos, realizados  na disciplina de Inglês.

A HORA DO CONTO

A Noite de Natal

Decorreu ao longo desta semana a hora do conto para os alunos do sexto ano. A história escolhida foi "A noite de Natal" de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Celestino- o Rato da Biblioteca

A  Hora do Conto para os alunos do 5º ano, decorreu durante a semana de 24 a 28 de Novembro.
     Celestino, o ratinho criado por José Vaz, que percorre as ruas do Porto, se acolhe nas estantes da Biblioteca Pública e finalmente se apaixona,  foi o nosso herói.

AÇÃO SOBRE PREVENÇÃO E SEGURANÇA RODOVIÁRIA - ESCOLA SEGURA

As turmas de 5º e 6º ano assistiram na biblioteca a uma sessão dinamizada pela GNR sobre segurança e prevenção rodoviária.

Surgiram muitas dúvidas e questões sobre este tema que foram  esclarecidas, todos ficaram mais conscientes da importância de ter um comportamento responsável quando se utiliza a estrada.

DIA DA ALIMENTAÇÃO

No dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação. O Projeto de Educação para a Saúde realizou em articulação com a disciplina de Ciências Naturais e a Biblioteca uma atividade para as turmas de 6º ano para assinalar esta data e reforçar a ideia de que uma alimentação saudável é fundamental para a nossa saúde e crescimento.

Os alunos deslocaram-se à biblioteca onde realizaram experiências relacionadas com hábitos alimentares, leitura de rótulos, consumo da açúcar.

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Celebra-se em Outubro o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, este ano sob o lema " A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias".

A professora Helena Vilaça fez este cartaz que assinala a data e nos recorda a importância da biblioteca na aprendizagem e na descoberta do mundo.
         Durante este mês, os alunos do 5º ano têm uma visita  guiada com a professora bibliotecária onde podem descobrir todas as coisas que lhes oferecemos.

No final, deixam frases realizadas em grupo sobre a biblioteca da escola.