ANO LETIVO 2017/18


2.º Período



SESSÕES SOBRE SEGURANÇA NA INTERNET - 7.º ANOS

      Os Professores de Informática, Susana Oliveira e Rodrigo Cruz, dinamizaram sessões sobre Segurança na Internet para os alunos do 7.º ano, com a colaboração das bibliotecas do Agrupamento.

     Os alunos responderam a um questionário realizado (Kahoot) e testaram o que aprenderam na sessão.

 


SESSÃO DE POESIA - 7.º ANO

      Realizou-se uma Sessão de Poesia com os alunos do 7.º ano da EBPALM, apresentada aos pais e Encarregados de Educação.
    Esta sessão contou com a orientação das Professoras de Português, Ana Silvina Almeida e Angelina Moreira, com a colaboração da Professora Bibliotecária.
Foi muito importante para os alunos, contarem com a presença dos pais e a dos professores, nomeadamente, dos diretores de turma.
     Parabéns a todos os alunos, pela belíssima sessão que prepararam com tanta dedicação! 
     Obrigada às Professoras de Português, pela entrega e dedicação aos seus alunos...brilharam, encantaram, emocionaram... saímos de coração cheio (tal como nos tinha prometido a professora Ana Silvina, no início da sessão).

 

EXPOSIÇÃO DE EDUCAÇÃO VISUAL - 7.º E

     Os alunos da turma 7.º E criaram umas texturas visuais muito interessantes, com a orientação da Professora de Educação Visual, Clarinda Carvalho.

 


COMEMORAÇÃO DO DIA DE SÃO VALENTIM

 

      A equipa da biblioteca desafiou os alunos a participar nesta comemoração com uma proposta inspirada na tradição portuguesa dos lenços de Viana.

     Os alunos escreveram um poema de amor/amizade num "lenço", que podia ser escolhido de livros de poesia ou até frases e poemas da inspiração decorrente  do momento.

       A Professora de Inglês, Fátima Taveira, também dinamizou atividades com as suas turmas.


       Os alunos das turmas 9.º A, 9.º B e 9.º C fizeram um jogo de vocabulário: elaboraram marcadores de livros em que escreveram palavras e, na próxima semana, terão de descobrir as palavras que lhes estão associadas pelo sentido. Cada um guardará o marcador de livros para o qual descobrir a palavra. 

 


COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO


     

     O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é comemorado anualmente em 27 de janeiro.

     Esta é uma data dedicada a homenagem das milhões de pessoas que foram torturadas e mortas nos campos de concentração comandados pela Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.

    Os alunos de 9.º ano celebraram esta comemoração com a elaboração de um mural, que contou com a colaboração das Professoras de História, Jacinta Oliveira e Margarida Isabel Pereira e da Professora de Educação Visual, Clarinda Carvalho.

 


CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO - 2.º CICLO

 

     À semelhança dos anos anteriores, os alunos de 6.º ano participaram no concurso de ilustração.

     As professoras de Educação Visual, Ana Andrade, Cecília Albergaria e Palmira Barbosa, propuseram levar a efeito o concurso de ilustração sobre o conto "A Rainha das abelhas", de Jacob e Wilhelm Grimm.

     O subcoordenador de Português, Aníbal Sampaio, escolheu este conto que foi lido e interpretado nas aulas por todos os alunos de 6.º ano.



CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO - 3.º CICLO

      A biblioteca, juntamente com a professora Sara Rodrigues de Educação Visual, propuseram levar a efeito um concurso de ilustração sobre "A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho", de Mário de Carvalho.

      As professoras de Português, Ana Silvina Almeida e Flamínia Luís, escolheram esta história, que foi lida e interpretada nas aulas.

     A votação decorreu de 19 a 23 de fevereiro.

 


BOOKMARK EXCHANGE PROJECT

     

     Estiveram em exposição os marcadores de livros elaborados pelos alunos da Roménia. 
      Os visitantes também puderam observar os trabalhos dos alunos, no âmbito da disciplina de Geografia.

   Para perceberes melhor o trabalho desenvolvido neste projeto, vê o filme que também se encontra disponível na biblioteca.  

 

 

 

MARTIN LUTHER KING

     

     No dia 15 de janeiro, dia do aniversário de Martim Luther King, os alunos da nossa escola puderam visitar a exposição dinamizada pelos alunos do 9.º A / B / C e pela professora Fátima Taveira, no âmbito da disciplina de Inglês em articulação com a biblioteca escolar. 

 

CONCURSO DE POESIAS INTERESCOLAS DE GAIA 2017


     O Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2017 teve início no dia 9 de janeiro  e terminou a 10 de março.

    A Biblioteca convidou alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação do Agrupamento a participar, entregando os seus poemas na biblioteca.

     O regulamento esteve disponível no blogue "Ler sem Medo".


 CONCURSO MIÚDOS A VOTOS

 

   Para este concurso, os alunos deviam escolher o livro que mais gostaram de ler.

   Todos os livros, fossem eles de prosa, poesia, banda desenhada ou teatro, podiam ser candidatos. 

   

     Os livros Uma aventura... na casa assombrada, de Ana Maria Malhagães e Isabel Alçada e Chocolate à Chuva, de Alice Vieira, foram as obras que obtiveram mais votos dos alunos de 2.º e 3.º ciclo, respetivamente.


 


 CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

    O Concurso Nacional de Leitura (CNL) chegou! 
 

    Todos foram convidados a deitar mãos à obra (de leitura) e a descobrir mundos para lá deste em que tropeçamos todos os dias.
   Os alunos do 2.º ciclo entraram pela primeira vez nesta festa da leitura. 
  
    As bibliotecas do nosso agrupamento selecionaram,  para esta primeira fase, os seguintes livros:

  • 2.º ciclo - O aniversário da infanta, de Oscar Wilde
  • 3.º ciclo - Sexta-feira ou a vida selvagem, de Michel Tournier
  • Secundário - O velho que lia romances de amor, de Luís Sepúlveda

   Agora, basta passares pela biblioteca da tua escola, inscreveres-te e  levares contigo um pouco mais de mundo, um pouco mais de além!

 

 

EXPOSIÇÃO INTERPRETATIVA DE 10 PAINÉIS COM RECURSO AO CÓDIGO QR

       De 20 de fevereiro a 2 de março estiveram expostos na biblioteca da EBPALM 10 cartazes dedicados ao tema “Cidadania, Sustentabilidade e Conservação”, no âmbito de um projeto da associação ambientalista FAPAS, em parceria com os professores de Ciências Naturais do Agrupamento e a biblioteca.

      A exposição era constituída por 10 painéis com ilustrações e pequenos textos sobre os seguintes habitats: Habitats Florestais, Charnecas, Turfeiras, Habitats Estuarinos, Dunas Costeiras, Matos e Matagais, Habitats de Montanha, Habitats Rochosos e Grutas, Habitats de água doce e Habitats seminaturais, dando relevo aos ecossistemas nacionais, habitats e espécies mais ameaçados pela ação humana, alterações climáticas e espécies exóticas invasoras.

     Previamente, os professores e alunos  descarregaram  a aplicação gratuita (applet) referente ao código QR (reconhece códigos de barras 2D através do telemóvel, basta direcionar a câmara para o mesmo): um dos códigos permitia aceder à página da Internet dos Habitats, outro à página do projeto e um terceiro às espécies.

 

Make a free website with Yola