ANO LETIVO 2017/18

Dia Europeu das Línguas - 26 de setembro

ATIVIDADE - "Vou conhecer a biblioteca"

No âmbito da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, os alunos de 5.º ano fizeram uma visita à biblioteca para conhecer o seu funcionamento e recursos disponíveis.

Dia Mundial da Alimentação

No âmbito do Programa de Educação para a Saúde (PES), os professores da disciplina de Ciências Naturais vieram com os alunos de 6.º ano, à Biblioteca, para realizarem interessantes atividades sobre o tema «Alimentação».

Visita da escritora Lucília Guedes

Apresentação do livro- OS ECO-HERÓIS DO PLANETA VERDE

Nos dias 23 e 26 de outubro, a escritora Lucília Guedes apresentou o livro Os Eco-Heróis no Planeta Verde e dinamizou um Atelier  "Pegadas de Animais".

Estas atividades inseriram-se no âmbito das disciplinas de Português e de Ciências - 5.º ano, Programa Eco-Escola e a Biblioteca Escolar, em parceria com o FAPAS (Fundo de Proteção de Animais Selvagens).

A minha mochila

A Professora de Educação Visual, Sara Rodrigues, propôs aos alunos 8.º ano uma atividade muito interessante, cada um devia desenhar a sua mochila.

Halloween

O Halloween foi comemorado com leituras de arrepiar!

Para os nossos alunos escolhemos alguns livros com histórias de assustadoras...

...e todos puderam apreciar os trabalhos dos colegas, no âmbito da Oficina de Artes e de Inglês.

IASL - International Association of School Librarianship

No âmbito da Comemoração do Mês Internacional da       Biblioteca Escolar, os alunos das turmas 6.º G, 7.º A/B/C participaram no projeto de troca de marcadores de livros (Bookmark Exchange Project).

Este ano, o projeto de troca de marcadores de livros foi com alunos da Roménia.

Para a elaboração destes marcadores os alunos inspiraram-se no património cultural português.

Os azulejos e os monumentos de Vila Nova de Gaia foram o contexto de motivação associados aos conteúdos curriculares de geometria da disciplina de Educação Visual do 6.º e do 7.º ano.

Concurso de Ilustração

Neste concurso toda a comunidade educativa pôde participar.

1.º lugar

Daniela Sarradeiro, n.º 3, 9.º A

2.º lugar

Fabiana Costa Silva, n.º 8, 9.º A

3.º lugar

Sofia Sousa Silva, n.º 23, 9.º B

Filipa Moreira, n.º 5, 9.º C

1.º Prémio

2.º Prémio

3.º Prémio

A Hora do Conto

A Hora do Conto realizou-se em dezembro.

Numa aula de Português, duas professoras foram ler um excerto da história Mistérios de Natal, de Alice Vieira.
    Todos ficaram curiosos... mas como acabaria aquela história?

Para conhecer o final, os alunos foram à biblioteca  ou consultaram o blogue "Ler&Criar".

HORA DO CÓDIGO

A hora de código é um movimento global, atingindo dezenas de milhões de alunos em mais de 180 países.

O objetivo é que todos os alunos programem, durante uma hora, nesta semana.

As Bibliotecas do Agrupamento e o grupo de professores de Informática dinamizaram sessões para várias turmas do 7.º ao 12.º ano, mas em especial para os alunos do 9.º ano.

Concurso Nacional de Leitura (CNL

Vamos deitar mãos à obra (de leitura) e descobrir mundos para lá deste em que tropeçamos todos os dias.
     Os alunos do 2.º ciclo entram pela primeira vez nesta festa da leitura.
   Sejam muito bem-vindos!
    As bibliotecas do nosso agrupamento selecionaram,  para esta primeira fase, os seguintes livros:

• 2.º ciclo - O aniversário da infanta, de Oscar Wilde
  • 3.º ciclo - Sexta-feira ou a vida selvagem, de Michel Tournier
  • Secundário - O velho que lia romances de amor, de Luís Sepúlveda

Agora, basta passares pela biblioteca da tua escola, inscreveres-te e  levares contigo um pouco mais de mundo, um pouco mais de além!

Mensagens de Natal - Clube da Música e E.M.R.C.

Terminamos o 1.º período letivo com as Mensagens de Natal que o Clube de Música nos proporciona, sob a orientação das professoras Isabel Ventura e Helena Magalhães. O professor Paulo Lourenço de E.M.R.C. também organizou esta atividade, que tanto apreciamos.
    O nosso muito obrigado a todos os participantes, alunos e professores, que nos agraciaram com esta bela prenda de Natal.