ANO LETIVO 2015/16

Visita dos alunos da Escola Básica de Mexedinho

Quarenta e cinco crianças da EB de Mexedinho visitaram a biblioteca para conhecer o espaço e para desenvolver uma atividade no âmbito da literacia dos média. Assistiram ao filme que retrata o livro A maior flor do mundo, de José Saramago e à leitura da história. Fizeram o reconto da história e finalizaram com o desenho de flores, para colocar no expositor onde se encontrava uma enorme flor.

Por fim, percorreram os diversas zonas da biblioteca e escolheram livros para que os professores da equipa lhes contassem essas histórias... as imagens falam por si...

Agradecemos às Professoras da Educação Pré-Escolar, Teresa Silva e Maria José e às assistentes operacionais pela disponibilidade e colaboração. Também um agradecimento à Coordenadora da Educação Pré-Escolar, Ana Duarte, pela organização e articulação entre todos.

Visita da equipa do TUI - Teatro Universitário de Intervenção

Na Mostra Formativa do Agrupamento, a biblioteca da Escola Básica Padre António Luís Moreira recebeu a equipa do TUI - Teatro Universitário de Intervenção, inserido no PNEP (Plano Nacional de Educação pelos Pares) e no Projeto PES (Educação para a Saúde), coordenado pela Professora Maria José Paraty.

A equipa apresentou três cenas do Teatro do Oprimido e contou com a presença e a participação dos alunos das turmas 8.º A, 8.º B e 9.º D.

A equipa do TUI é constituída por professoras, Helena Vilaça e Laura Aguiar e três estudantes universitárias, Joana Martins, Carla Oliveira e Lígia Araújo, como voluntárias

Os alunos apreciaram muito estas atividades.

Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2016

O concurso de Poesia destina-se a toda a comunidade educativa dos Agrupamentos e restantes Escolas Públicas de Vila Nova de Gaia, em parceria com a Biblioteca Municipal  decorreu entre o dia 1 de março até ao dia 15 de abril.

Semana da Leitura - "Elos de Leitura" 2016

Este ano celebramos durante duas semanas. Na primeira semana de 7 a 11 de março os alunos do 5.º e 6.º ano partilharam leituras que escolheram com a ajuda e orientação dos Professores de Português.           Esse momento também foi utilizado para uma breve explicação sobre  pesquisa bibliográfica, através do catálogo em linha no blogue ou mediante o recurso ao módulo de pesquisa Catwin (cubo verde) que se encontra num dos computadores para esse fim.

No dia 16 de março alguns alunos do 8.º ano participaram numa sessão de leitura que apresentaram aos seus encarregados de educação. Foram momentos muito enriquecedores orientados pelas professoras Ana Silvina e Flamínia Luís.

Concurso de Ilustração - 6.º ano

A biblioteca, juntamente com os professores de Educação Visual, propõem-se levar a efeito um concurso de ilustração sobre a obra "Rosa, minha irmã Rosa", de Alice Vieira.

Os professores de Português escolheram esta obra, dado que todos os alunos de 6.º ano fizeram a sua leitura durante o 1.º período.

A votação decorrerá na semana de 7 a 11 de março. Toda a comunidade escolar poderá votar numa das ilustrações, dirigindo-se à biblioteca da Escola Básica Padre António Luís Moreira.

As três ilustrações que obtiverem mais votos receberão um prémio.

Comemoração do Dia de S. Valentim

Realizou-se entre os dias 12 e 19 de Fevereiro uma exposição de trabalhos alusivos ao dia de São Valentim realizados por alunos do 8º ano da Professora Fátima Taveira.

No mesmo âmbito, foram expostos na biblioteca livros relacionados com essa temática e decorreram  atividades como uma troca de postais de São Valentim e o associograma “Love words”.

Dá Voz à Letra

Gonçalo Castro mostrou o seu talento de leitor na final do concurso "Dar voz à letra".

A sessão decorreu na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, com início às 18h00. A entrada é livre. Parabéns Gonçalo!

Concurso Pequeno Grande © - Fundação Calouste Gulbenkian

O desafio foi lançado aos professores do 1.º e 2.º CEB.

As obras apresentadas no concurso surgiram desse desafio e do diálogo estabelecido entre as turmas, 6.º A, 6.º C e 6.º D e os professores de Português, de Educação Visual, de Desenvolvimento Pessoal e Social, com a colaboração das respetivas Diretoras de Turma.

Este projeto educativo consistiu na realização de uma obra original – um livro de autor – produzida por professores e alunos em contexto escolar. Este livro de autor constitui um objeto único que integrou três atividades criativas – a criação de uma única narrativa (até 2000 palavras), a respetiva ilustração e a construção do livro propriamente dito.

Desde outubro até ao dia 5 fevereiro, professores e alunos trabalharam com grande empenho e afinco.
     Vamos aguardar pelos resultados até ao dia 1 de maio... aqui ficam algumas imagens das obras:
6.º A "Histórias da minha escola"; 6.º C "O Senhor do Tempo" e 6.º D "O meu diário".

Concurso Semana da Leitura

A Semana da Leitura 2016 centrou-se no tema "Elos de leitura". Unindo diversos códigos de leitura - a palavra e a imagem, o Plano Nacional de Leitura desafiou as escolas a criarem o cartaz "Elos de Leitura".

As bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Carvalhos propuseram este desafio. Os alunos agarraram a ideias, convidaram um/a professor/a que os  ajudaram a dar asas à imaginação.